sábado, 22 de janeiro de 2011

Manutenção ao travão da frente

Com o passar do tempo, tornou-se inadiável uma intervenção ao travão de disco.
Nesta aventura, que parecia simples. As coisas foram um pouco diferentes.
A primeira etapa. Retirar a pinça de travão. Nada de especial neste passo. Uma ida à loja, uma chave de roquete, uma chave de caixa de 11mm e voilá. O conjunto separado do amortecedor.
Desmontagem do conjunto:  Aqui as coisas complicaram-se um pouco, quando o veio que prende as pastilhas no lugar revelou-se não cooperante. A chave Allen recusava-se a fazer algo mais que ficar moída.
Grandes problemas, grandes soluções. Improvisa-se um recipiente para recolher o liquido que vai sair.
Desliga-se a mangueira do fluido de travão e leva-se o conjunto da pinça ao torno. Ainda assim nada feito. Furo no veio e saca pernos. Também não resultou. Opções pareciam escassear. Outro furo no lado onde encaixa a chave allen. Quase a atingir a rosca da peça de alumínio do conjunto e o veio ainda estava resistente. Altura de chamar a rebarbadora. Um corte de precisão resolveu a coisa. Afinal a rosca era só mesmo no lado onde estava a cabeça do veio (Ou parafuso).
Depois de limpa  a pinça. Toca a encontrar um novo veio para voltar a colocar no local.

Finalmente consegue-se chegar ao piston da pinça. Volta-se a montar a pinça à mangueira do fluído de travão. Com o auxilio da bomba e adicionando mais fluído (DOT4), Consigo tirar o piston.


Os retentores:  É altura de retirar os retentores e procurar novos para recolocar. Altura das férias de Natal e Ano novo o país pára. A reparação fica em banho Maria. Uma viagem à representação da Yamaha, revelou-se infrutífera. Altura de balanco de stock. Mais dias de espera. Dia 10 lá reabriu a loja. Consulta no computador e veredicto do empregado da loja.
".. o kit dos retentores fica em cerca de 35 euros mais 5 dias para entrega.."  - Fiquei com cara  de **** :S Xiça! Pensei no kit para carro, que entretanto tinha comprado por 5 euros, completo com molas e tudo.
"- Não, obrigado!" - Respondi e saí da loja.
Maravilhas da net... retentores iguais aos originais por menos de metade do orçamento. Boa!
Piston: Estava meio perro. Mais 0,50 euros para uma folha de lixa de água da mais fininha e assunto resolvido. Entrou direitinho e deslizou até ao interior da pinça só com a força dos dedos.
Assemblagem e ensaio:  Com o piston no lugar, é altura de colocar os calços e o veio que os fixa. Montar o conjunto novamente no amortecedor. Agora é a parte mais chata... meter líquido na bomba da manete e ferrar o sistema. Básicamente é dar à manete até ela ficar dura, verificando o nível do líquido e afrouxando de vez em quando o pino da pinça até o ar sair todo.
 Atenção: Se tentarem fazer isto verifiquem que a manete não fica mole. Se ficar é sinal que ainda existe ar no sistema.


Conclusão: De vez em quando, desapertar os parafusos para garantir que não calcificam. :)
 Desta vez a coisa ainda correu mais ou menos bem. Mas fiquei a saber que as viragos têm quase todas umas pinças de piston duplo do lado esquerdo da roda (Sentido da marcha) e na minha tem apenas um piston e do lado direito. (Ps: de diâmetro 38mm)